domingo, dezembro 12, 2004

Quatro razões para odiar o Natal

1- O natal dos hospitais (até quando, meu Deus...eu até percebo, que os aleijadinhos têm direito à alegria, mas já pararam para pensar que eles podem auto mutilar-se por causa de Toys e pseudo cantores do género)

2- Os filmes que já passaram 1001 vezes na TV (sem comentários)

3- O natal das prisões (agora é que o crime vai aumentar-todos vão querer trucidar a Micaela e a Ruth Marlene.A Romana disfarça,por causa dos piercs)

4- As rabanadas (quem raio inventou este doce, que dá uma caganeira de ir à lua, ficar lá o tempo suficiente até faltar o ar e voltar???)

terça-feira, dezembro 07, 2004

"la teorie de la chalasse"


A pedido de várias famílias, a MANIFÉSTIRA voltou para gritar a plenos pulmões os manifestos que derivam da minha diarreia cerebral ;) Todos os dias tenho necessidade de manifestizar e hoje não é excepção! Asportantos, eis a minha teoria da chalaça( tive q traduzir, para o caso de haver gente q não perceba franciú aportuguesado).
Creio que todos nós temos um chalaceiro dentro de nós, pois todos nós gostamos de arrotar a postas de pescada de vez em quando, lançando para o ar uma ou outra chalaça. Claro que há "chalaças" e "chalaças" e é sobre isto que me vou pronunciar.
Quantos de nós, por vezes, não gozamos com uma ou outra situação de origem duvidosa?! Pois, se não o faz, ce nest pas de ma faulte ;)) Bem, la chalasse é o culminar da prisão de ventre em que o nosso cérebro vive por vezes. Assim, quantas vezes não "dejectamos" uma chalacita que não era para ter piada, mas nós simplesmente defecamo-nos a rir, quais hienas do monte da furada, e ficamos de tal modo histéricos q parecemos os piolhos do sadam hussein quando foram catados. Ai,ai,ai...
As chalaças soltam-se, quais cabelos rebeldes ao vento (olha a metáfora)... assim, foram muitas e muitas vezes que nozes, pinhões e frutos secos em geral, ouvimos algo do género "ela tem q ir a amarante"... E eis que nós, quais panelas de pressão prestes a explodir e que não se podem conter dizemos: "amarante ou amardepois" e descascamo-nos a rir, como se fossemos amendoins podres e cuja casca já sai por si só. Iep...
A chalaça não e uma piada, mas sim um descarregar de stress acumulado, pois é como eu digo "gaija que é gaija tem que se descarregar, expulsar o demo", seja com chalaças ou com envios de fax nas casas de banho.
Por falar nisso, bou ali pa casa de banho fumar um faxioso cigarro...Percelambejeram????

quinta-feira, dezembro 02, 2004

Love is in the air...

Aiiiiiiiiiiiiii, que eu estou apaixonada, arrebatada, completamente efusiva e com o "pito" aos saltos!!! Que horror, eu, uma gaija da cultura, intelectualmente estimulante, divertida e sempre a morder piadas, eu que se me orgulhava de ser a verdadeira desgaijada, poof... apaixonei-me. Ora porra!!! Eu que sempre persegui, qual inquisição, aquelas almas penadas que dedicam o seu tempo a afiambrar a garganta do seu gaijo, estou aqui que nem posso, a suspirar pelos cantos pelo meu platonico "gaijo", a perguntar-me se elepensa em mim... Merda! Eu quero aquele presunto pata negra, a fazer 1001 acrobacias na minha cama... Oops, isto não era para ser dito... Por isso, deixo-vos aqui um poema( da minha autoria, seulement) para que vocês possam entender ao estado doentio(mas sempre perverso) a que je chegou:

A minha alma está só,
mas só não quer estar,
assim como a noite,
que fica enfadonhamente nua,
sem a magia e a pureza do luar.
A minha alma grita por ti,
grita no vazio que é o meu ser,
a minha alma chama por ti,
baixinho, para a esperança não morrer.
Se o grito ganhar intensidade,
tu vais ouvir e inconsequentemente desprezar,
mas se gritar ao de leve, se sussurrar,
tu não vais ouvir, mas também não me vais fazer chorar.
O meu corpo, a minha carne ardem por não te ter,
a minha pele anseia pelo teu querer,
mas tu passas e não vês,
tu finges que não vês,
e eu, morro, morro sem ti,
e tudo o que eu mais quero,
é te tocar, te sentir a latejar dentro de mim,
mas tu passas e não vês,
tu finges que não vês...

Ai que piroso, que sick, so god damm sick.. Mas é assim, já dizia o poeta "o amor é loucura, é doença", e eu ou muito me engano, a não estou a funcionar com los parafusitos todos... Mierdia, piossia, que haço ahora? Me voy a dormir, pra ver se amanha acordo mais sana.FUI...

terça-feira, novembro 30, 2004

As obras completas de Shakespeare em 97 minutos

Na passada sexta feira fui ao Coliseu do Porto( se bem que acho que comi gato por lebre, pois não assisti aos jogos!Onde estavam os gladiadores? As feras? O césar, neste caso o Pinto da Costa? A unica coisa que vi foram 2 jogadores do Porto, que são a carne para as feras...Ora bolas) ver "As obras completas de Shakespeare em 97 minutos". Sim, senhor, aquilo é que é o verdadeiro espectáculo: uma gaija diverte-se e acultura-se...sim, porque gaija que é gaija, tem que ter cultura( e olhem que não é só a cultura do corpo)...
Gostei bastante da ligeira introdução que fizeam e da contextualização e, claro, da abordagem soft às tragédias Shakespeare. Só tenho um reparo, não me parece que Shakespeare tivesse imaginado a Julieta de cabelo cor de rosa... Ó meus amigos, naquele tempo ia ser considerada uma vagabunda extravagante, uma bruxa quiçá...
Outra coisa que adorei, tá a ver( ai que horror, que se me estou a transformar numa tia), foi o mau ambiente na sala de aula, aquando das sátiras políticas que um dos actores fez. aquilo foi ver o verdadeiro enxovalhanço de todos os partidos, com especial enfoque no santana Lopes (quem mais) (ai que se ele lê isto é bem capaz de me mandar prender...oops, isto não era suposto ter sido dito....quer dizer,mmmm....esqueçam)...
Bem, também não percebi o que estavam lá a fazer 2 jogadores do FCP com as suas barbies de colecção(as esposas por interesse)... Eu cá acho que eles foram por engano. É a velha história, do eles viram entrar muita gente, pensaram que era um jogo de futebol(que lack of imagination) e foram entrando e quando deram por ela já era tarde demais. e como o cérebro de um jogador de futebol é do tamanho de uma ervilha podre e estufada, eles não tiveram a inteligência de simplesmente se irem embora... Jesus!!!
Mas acima de tudo gostei, principalmente de um actor( ah ganda fiambre) e da interacção com o público "Vai para um convento!", "Vai tu!", apeteceu-me responder, mas não..... Limitei-me a sorrir e a retorquir " Hamlet, deixa-te de merdas, pois o meu relógio biológico está a dar horas e eu quero ter um filho JÁ!!!", salvo seja.... Vou enviar uma de Hamlet ali na minha cama ;)))

segunda-feira, novembro 22, 2004

O Fim do Mês

Pois é, ele é sempre a mesma coisa: chega-se ao fim do mês e kaput moenga, diñero, cacau, pasta, massa, guito e tantos outros nomes que o DINHEIRO tem. Ora porra, como é que nós chegamos sempre ao fim do mês, sem um mísero tusto no bolso.Vá lá, que eu este mês consegui chegar ao final com setenta e cinco cêntimos em moedas de um e dois cêntimos!!! isto é o cúmulo!! Mas pergunto-me eu, como é que eu cheguei a este ponto???
Ora deixa-me lá ver, ele é a renda, as contas, os vícios (calma lá, q é só tabaco), a porra do passe para a caminota, o habitual café matinal( senão ando a dormir o dia todo), umas bejecas de quando em vez, os produtos de higiene pessoal, uma ou outra extravagância, uns jantarinhos e almoços e puff! fez-se o chocapic, neste caso fez-se a carteira tesa. Mas onde é que eu ando a gastar dinheiro mal gasto??? É claro que podia já apontar um ou outro jantarito fora, mas e quê? Vou passar fome? Também tenho as minhas extravagâncias, de roupa, claro, que bem preciso, se não bem que ando nua!!! Mas pronto, é a vida!!
Ah! Só se tirasse as idas ao teatro, mas como é que vou sobreviver neste marasmo social, que é a minha vida? Eu preciso de me rir, preciso de criticar, aaaaaaaahhhhhh! É claro que fui ver o gato fedorento, mas foi dinheiro muito bem empregue!! Lá estava o meu Zézinho tão fofinho e bonitinho!lol
Bem, mas amanha já é dia de ordenado.yupi! já tenho mil e um planos para o meu guito!!! Pior é se ele não chega até ao outro mês!!lol
Foi apanhar uma beata da lareira e pensar no caso ( acabou-se-me o guito para tabaco)!!!

quinta-feira, novembro 18, 2004

To be, or not to be the count of White Castle...

Não sei se posso, não sei se faça, não sei se digo, sei lá darlingssss... Este nosso "White Castle" é a verdadeira "bicha histérica". Passa metade da manhã na produção facial (ah ah ah), depois outra metade no corte e costura, o almoço é para rezar e fingir que come... Aiiiii, isto já cansa. E claro, a nossa sociedade adooooora este espécime de alguma coisa, que não consigo definir!!! O White Castle não é mais que um produto "made in Portugal", sim porque o que a nossa gente gosta é de tiques, etiquetas e muita rebimba(festa).
A nossa sociedade dividi-se, na minha singelita opinião, em 3 camadas: "os que se armam em jet set", "aqueles que pensam que são o jet set" e "aqueles que definitivamente não são o jet set".
A primeira camada é apelidade de nata da sociedade, isto porque aparece em tudo o que é festa e revista cor de rosa, daquelas que nós só lemos, quando vamos para a casa de banho expulsar o demónio. Sim, porque aquilo é que é a verdadeira literatura de casa de banho!!
Então, "aqueles que se armam em jet set" adoram dar nas vistas: é vê-los a conduzir carros de origem duvidosa, enquanto gritam para uma coisinha minúscula( que eles apelidam de telemóvel): " Ai fofa, não vê que agora vou para a festa da Titi Lamechas; sim, vai lá estar a comunicação social em peso. Não querida, vão lá estar repórteres da Mariana, da Ana, da Maria e assim. ai que macerante que você é". Isto, entre outros impropérios de ferir os ouvidos mais sensíveis. As roupas que esta gente usa metem medo ao susto, pois são umas combinações pirosas de roupa da "Haute couture" misturadas com umas pecitas, made in ciganex. Pois, pois, é mesmo essa gentalha de que se está a lembrar!
"Aqueles que pensam que são o jet set" são modelos armados em actores, que ainda usam fraldas e têm o descaramento de pensarem que têm talento. Oh, por amor del santinho!! Então vocemecês ainda não repararam que nem conseguem sequer articular uma frase?! É claro que as entrevistas que esta gente dá é a verdadeira sátira, o verdadeiro manifesto do riso! É que, para além, de não se entender nada, ainda vimos essas pessoas a fazer altas poses para a câmara fotográfica, que dão semelhante volta ao estômago, que eu nem vos digo, nem vos conto!!Jesus! Tratem-se e desapareçam, para o bem estar da nossa querida televisão portuguesa.
Finalmente, "aqueles que definitivamente não são o jet set", são aqueles moçoilos e moçoilas, que nós apelidamos de "azeiteiro". Isso mesmo, são o azeite mais puro que há no mercado. Senão reparem, ele é vê-los de calça justinha, apertada na tomatada, ele é vê-los com roupa de ha dois séculos atrás e, que ainda por cima, não estava na moda! Aiiiii! E os carros? Esses tunings maravilhosos?! Aquelas bufadeiras que mais parecem o barulho de uma batedeira eléctrica a morrer. E a música? "Tungs, tungs, tungs, tungs" durante 24 horas que resulta na verdadeira diarreia crónica.
Depois de verificarmos as camadas sociais, como é que podemos sequer criticar o White Castle. Ele é uma verdadeira lufada de ar fresco............

fumadores= ghetto

olhem lá, quem foi o mentecapto que teve a malfadada ideia de proibir o consumo de tabaco em locais públicos?Mas que é isto? O apartheid do sec. 21, mas em vez de ser pretos/brancos é fumadores/não fumadores??
Vá lá que proibir de fumar em transportes públicos não é mau, até porque quem raio pensa sequer em dar umas passas num bufo, quando se vai num autocarro em dias de feira, e a nosso lado vai um raio de uma velha, cheia de sacos com pitos a cheirar a bosta, couves, tomates e outras verduras, que nem sequer arrisco a mencionar, pois já se me começa a dar a volta ao estômago!! YEAC!!
Agora não se pode fumar em bares e discotecas? Então o que é que nós vamos para lá fazer? dançar? Beber um copo e conversar com os amigos?Isso faz-se numa sala de fumo, ou não? E como vão os nossos amigos azeiteiros engatar as pitas de 15 anos na discoteca, sem o SG Filtro a balançar num canto da boca, enquanto atiram postas de pescada para o ar, do género "olá estrela, magoste-te quando caíste do céu?". vamos lá dar oportunidade a estes e outros moçoilos, que fazem as delícias das matinés de domingo, nas discos das "órdeias"...
E como vamos nós, jovens do proletariado, aguentar um dia extenuante de trabalho, sem, de vez em quando, dar umas passas num cigarrito? Tenham pena dos pobres, senhores políticos! Lá por andarem com pópós que custam os Impostos de muito povinho e por terem casas especialmente para fumar, não quer dizer que nós, povo, também o tenhamos... Isto dá que pensar!!! Vou fumar um pensativo cigarro, para a minha sala!

Welcome to the magnificent world of Maniféstira

Olá prezados e estimados leitores do meu blog em geral, e da puta da blogosfera em particular (não há nada como quebrar o gelo com uma boa piada)...
Eu sou a Maniféstira: 1, 57 de gente, 60 kilos de inteligência e 22 anos de críticas, censuras e manifestos por coisas mundanas da vida...
Gosto de apreciar o que este mundinho tem, principalmente este quintalinho à beira mar plantado, que dá pelo nome de Portugal... Sou Portuguesa, com todas as qualidades e defeitos que tal título acarreta; adoro "mecar" as pessoas e divirto-me a imaginar as suas vidas, taras e manias (uma lady na meeeeeesa, uma loooooooooooooca na cama)...
Sejam bem vindos ao mundo da Maniféstira, mas não se demorem por cá, não vá eu topá-los e criticá-los também.
Bem haja a vocês,
Maniféstira :)